sábado, 31 de maio de 2008

Criando músicas para Guitar Flash Custom

*FAQ (Dúvidas freqüentes) ao fim do Tutorial!

Olá!
Aqui você vai entender como colocar suas músicas favoritas no Guitar Flash Custom.
Antes de começarmos, saiba que o jogo trabalha com os formatos (.ogg) e (.mp3) para as músicas e (.sng), (.dat), (.chart) e (.mid) para as notas. Se você tentar jogar com notas (.mid) e nao conseguir, converta este arquivo para (.chart) usando o conversor que acompanha o jogo (você irá encontrá-lo no Menu Iniciar, dentro da pasta Guitar Flash Custom).

*Para fazer o Download do jogo clique AQUI!

Vamos lá:
►Se você apenas fez o download da música e da chart (notas), o processo para inserí-las no jogo é o seguinte:

1º - Crie um pasta com a seguinte formatação > Nome da Música - Nome da Banda
(ex. Bohemian Rhapsody - Queen)
Observação: Não há nenhum problema em inverter o nome da pasta (Nome da Banda - Nome da Música). O nome da pasta é a identificação da música no jogo.

2º - Coloque os arquivos da música e a das notas dentro da pasta recém-criada.

3º - Para terminar, mova a pasta em questão para o seguinte diretório padrão: "C:\gamesX\Guitar Flash Custom\musicas"

Pronto! Tudo deve estar funcionando. Mas...

►Se você deseja criar sua própria música para o Guitar Flash Custom, respire fundo e siga os passos:

1º - Crie uma pasta que será usada para todo o processo de criação de músicas (ex. GFCustom)

2º - Faça o download do Audacity (edição de áudio - freeware) clicando AQUI!
*O download do Audacity é opcional, mas recomendado. Seguindo os passos com o uso de Audacity, dificilmente suas músicas ficarão com algum problema de sincronia.
Se você não quiser utilizar o Audacity (não recomendado), você pode tentar ajustar a sincronia manualmente pelo próprio Guitar Flash Custom (através do menu que se abre quando a barra de espaço é pressionada).

3º - Faça o download do Freetar Editor clicando AQUI!

4º - Extraia o Audacity e o Freetar Editor para pastas separadas, dentro da pasta principal

5º - Crie um pasta com a seguinte formatação > Nome da Música - Nome da Banda (ex. Bohemian Rhapsody - Queen) dentro da pasta principal
Observação: Não há nenhum problema em inverter o nome da pasta (Nome da Banda - Nome da Música). O nome da pasta é a identificação da música no jogo.

6º - Copie o arquivo da música que você quer colocar no jogo para a pasta principal (é importante que seja uma cópia, uma vez que ela será modificada)
*Embora o arquivo de música possa ter qualquer nome, é preferível que se use a nomenclatura song.exe para evitar a ocorrência de conflitos e problemas.


7º - Abra o Audacity.

8º - Vá em "Arquivo>Abrir..." e selecione o arquivo de áudio (cópia do original) que está na pasta principal

9º - Por questões de sincronia, iremos fazer a música demorar um pouco mais para começar. Para isso, clique no botão "Rewind" (dupla flecha azul para a esquerda ao lado esquerdo do botão "Play") para ir para o início da música. Em seguida, vá em "Inserir>Silence...".Uma janela irá aparecer perguntando o tempo de silêncio; coloque "2,5". Para conferir o resultado, clique novamente no botão "Rewind" e em seguida no botão "Play". Se a música demorou mais para começar, vamos ao próximo passo.

10º - Vá em "Arquivo>Exportar como MP3" e salve na pasta criada no passo 5 (Aquela com a formatação especial).

11º - Abra o Freetar Editor

12º - Vá em "File>New Song" e selecione o arquivo de áudio que você acabou de salvar.

13º - Vá em "Edit>Song Properties" para configurar seu projeto. Escolha entre artista, ano, e a dificuldade das notas.

14º - A parte mais importante começa agora. Para fazer as notas é bem simples. Os botões 1,2,3,4 e 5 do teclado (NÃO do NumPad) colocam, respectivamente, notas verdes, vermelhas, amarelas, azuis e laranjas. Para começar a criar, basta clicar no "play" no canto inferior direito e ir colocando as notas simultaneamente ao desenrolar da música, isto é, você clica no botão que acha o mais correto ao mesmo tempo que ouve a nota na música. Para facilitar (ou não) sua vida, você pode reduzir a velocidade da música, mas há grande perda de qualidade.
Se precisar editar as notas, vá em "Edit". Lá você encontra opções como mover as notas de posição e aumentar ou reduzir a duração delas (decore os atalhos para facilitar o processo).

*Para selecionar as notas individualmente (uma por uma), segure "Ctrl" e clique sobre elas com o mouse e para selecioná-las em maior número (ao mesmo tempo), clique sobre uma nota, segure "Shift" e clique sobre a última nota que deseja selecionar.

*Para fazer uma nota continuar soando por algum tempo (nota com duração maior que um clique), clique na(s) nota(s) que deseja aumentar (ela vai ficar rosa). Em seguida, pressione a tecla CTRL e, mantendo-a pressionada, vá clicando na seta para direita até que a duração desejada da nota seja alcançada.

No começo pode ser um pouco complicado, mas a prática torna as coisas mais fáceis...Uma boa pré-análise da música também é muito recomendada.

15º - Depois de terminar, vá em "File>Save As ..." e salve seu arquivo de notas dentro da pasta criada no passo 5 (aquela com a formatação especial).

16º - Dentro da pasta com a formatação especial (Nome da Música - Nome da Banda) você deve encontrar um arquivo de áudio já editado e um arquivo de notas. O arquivo de áudio pode ter qualquer nome (nome original, song, etc.) porém o arquivo de notas deve ser renomeado de acordo com a seguinte regra:
-Nível Expert - notes4.sng
-Nível Difícil - notes3.sng
-Nível Médio - notes2.sng
-Nível Fácil - notes1.sng
É muito importante que os nomes dos arquivos sejam correspondentes às suas dificuldades. Se houver somente um arquivo de notas (obviamente, com apenas uma dificuldade), o arquivo pode ser chamado apenas de notes.sng, embora a regra seja sempre válida.

17º - Para finalizar, mova a pasta criada no passo 5 (aquela que contém o arquivo da música já editado e o(s) arquivo(s) de notas já devidamente renomeado(s)) para o seguinte diretório padrão: "C:\gamesX\Guitar Flash Custom\musicas"

18º - É altamente recomendado que pelo menos a primeira execução da música criada seja feita pelo software do próprio Guitar Flash Custom (arquivo:"gfcustom.exe" /Endereço: "C:\gamesX\Guitar Flash Custom\jogo" / Link para Download na Barra Lateral do Blog - "Guitar Flash Custom"). Dessa maneira, são corrigidas possíveis incompatibilidades, minimizando a probabilidade de ocorrerem erros como o do "Não foi econtrado o arquivo de música(MP3)".


*Uma boa idéia seria compartilhar suas criações com os outros jogadores. Para isso, entre na comunidade oficial do Guitar Flash Custom clicando AQUI!

Espero que tenham aproveitado o tutorial! Se seguirem tudo à risca, não deverão ter problemas.
Comentem!

Até a próxima,
UploadeЯ


FAQ:

►O que faço com esse aviso?!







(Clique para ampliar!)

Este aviso não é nada complicado e nem significa qualquer tipo de erro.
A dificuldade surge pois muitos não conseguem entender o que está escrito.

Para exportar arquivos de audio como MP3 pelo audacity, é necessário um arquivo .dll que o programa não consegue encontrar sozinho. O aviso simplesmente pede que você indique o local desse arquivo:

-Nome do arquivo> lame_enc.dll
-Localização do arquivo> Dentro da pasta Audacity 1.2.6 (extraída do arquivo ZIP)
______________________
*Para evitar outras dúvidas, mude o idioma para Português...
Vá em "Edit>Preferences>Interface>Language: Portugues"
Obs: Você deve reiniciar o programa para que a mudança de idioma tenha efeito.

Segue o aviso em Português:








(Clique para ampliar!)

Feito isso, você poderá exportar os arquivos de áudio editados no Audacity para MP3 sem problemas.
Qualquer outra dúvida use o Serviço de Contato na parte inferior do Blog.

___________________________________________________


►A música que eu fiz não carrega... (NaN KB)

Esse problema não possui uma causa específica.

Antes de mais nada, certifique-se de que você está abrindo as músicas do Guitar Flash Custom com o programinha dele (o que tem o fundo verde // Geralmente> "C:\gamesX\Guitar Flash Custom\jogo\gfcustom.exe"). As vezes abrir as músicas do Guitar Flash Custom pelo Guitar Flash pode causar esse erro.

Se isso não funcionar, talvez reiniciar o computador e tentar novamente resolva. Verifique também se o arquivo das notas não está corrompido (abra-o com o Freetar Editor e salve-o novamente). Além disso, verifique se os nomes das pastas e arquivos foram devidamente colocados. Na pior das hipóteses, reinstale o jogo.

Boa Sorte.

___________________________________________________

►Não foi Encontrado o Arquivo de Música (MP3)

A causa deste problema ainda não foi exatamente identificada. Apesar disso, você encontra aqui a solução.

O que acontece é que o software do próprio Guitar Flash Custom é mais compatível com as músicas criadas do que o software do Guitar Flash, no qual há a opção do jogo a ser jogado.

Simplificando, leia o 18º passo do tutorial.

O problema, após todo o procedimento, deve ter sido resolvido.

Boa Sorte.











30 comentários:

Buckehead disse...

velho! na hora q eu vo transporta o som para mp3 antes de por no freetar hero ele da um erro mas eu naum entrendo o q ele fala pq esta em ingles! mas quando eu tempo tranportar para qualquer outro tipo, da certo!

UploadeЯ disse...

Respondi sua dúvida?
(vide FAQ)

Até!

marilza disse...

Opa,
Cara gostei do post. Fiz tudo certo e correu tudo bem. Mas...
Na hora que eu abro o jogo para ver como ficou, o jogo não carrega a música fica só no NaN KB.

O que eu faço?
Valew!

UploadeЯ disse...

Olá Marilza.

Esse problema não possui uma causa específica.
Talvez reiniciar o computador e tentar novamente resolva.
Verifique também se o arquivo das notas não está corrompido (abra-o com o Freetar Editor e salve-o novamente). Além disso, verifique se os nomes doas pastas e arquivos foram devidamente colocados.
Na pior das hipóteses, reinstale o jogo.

Boa Sorte.

BrUnO disse...

onde acho as notas das musicas

BrUnO disse...

Onde acho as notas da musica
som mp3 eu ja tenho
quero as notas

UploadeЯ disse...

Olá Bruno.
Use o serviço de contato para dúvidas.
Se o que você procura são notas para as músicas do guitar flash custom, você tem 2 opções: Entre na comunidade oficial do orkut e baixe as músicas que quiser clicando em "Ache sua banda" ou faça as suas próprias notas utilizando o Tutorial.
As notas do Guitar Flash e Guitar Hero Online são baixadas pelo jogo(Atualizações)--(No Windows Vista, execute o jogo como Administrador para baixar as atualizações).
Até Mais!

kaio disse...

Eu não to conseguindo abrir o Freetar editor , eu clico nele normalmente , só que não abre e não aparece nada , oque eu faço ?

UploadeЯ disse...

Kaio,
o problema provavelmente está em seu computador. Você reiniciou-o antes de abrir o programa,isso pode resolver.
Se possui o Windows Vista, tente exeutar o programa como administrador.
Tente executar o programa em modo de compatibilidade (Propriedades>Compatibilidade)
Para mais, utilize o serviço de contato.
Até mais!

kaio disse...

UploadeR, ja reiniciei o computador diversas vezes. Eu tenho o Windowns XP.Mesmo assim , eu clico para abrir o Freetar ele só aparece aquela ampulheta ao lado do mouse e não aparece mais nada.

É necessário algum programa extra para o funcionamento do Freetar Editor ? Se não for isso então eu não sei mais oque fazer !

Agradeço e Aguardo !

BrUnO disse...

Como que faço pra participar do campeonato

UploadeЯ disse...

Para participar dos Campeonatos de Guitar Flash, fique ligado no site do GamesX e na comunidade homônima do Orkut.
É possível qeu aconteça um Campeonato ainda esse ano, mas talvez você tenha que esperar até 2010.

Um abraço!

Danilo disse...

Olá, como eu faço pra criar notas especiais no Guitar Flash Custom?
Agradeço e aguardo, abrax.

AlLýSoN disse...

Ola eu baixei o guitar flash i fiz todos os passoas i consiguir mas teve uma coisa que num deu certo o nivel de dificuldade esta so em Expert qria saber como fasso pra colokar em outras dificuldades

Obg :D

mateus disse...

eu baxei o freetar editor so q na hora de abrir o programa ele ñ abre!
eu queria saber se tem outras versões + antigas pra baixar ou + recentes ou outros programas q façam isso?
agradeço pelas respostas!!!

Games completos disse...

Fiz tudo mas nao deu certo reinicie chequei ate desinstalei mas nada

num mas oq fazer ?

BrYeL!!!CoRiNtHiAnS!!!!! disse...

Na hora de abrir o Freetar Editor Aparece escrito:

Java has not been found on your computer.Do you want to download it?

Eu já tentei fazer o download do Java mas demora mais de 4 horas.
Meu computador é Windows Vista Starter

O que devo fazer?

UploadeЯ disse...

Danilo,
não conheço músicas com notas especiais no Guitar Flash Custom.
Admito que não sei se é possível inseri-las no game, mas prometo que, quando descobrir, postarei algo aqui.
__________________________

Mateus, Games Completos e Bryel,
para usar o Freetar Editor é necessário possuir a Engine do Java instalada.
Esse pode ser o problema relacionado à não-inicialização do software. Para fazer o download, segue o link: http://javadl.sun.com/webapps/download/AutoDL?BundleId=35989

Me informem, por favor, se isso resolveu o problema.
Qualquer outra dúvida, usem o serviço de Contatos abaixo.

Um Abraço!

matheus disse...

cara muito show esse jogo...
parabens pra vcs...
as musicas ki eu fiz naum tah akeeelas coisas mais eu vo melhora ainda...vlw =D

Zonaro disse...

estou abrindo uma nova geração no guitar flash custom...

deixei de fazer noptas para rock e reggae e fiz notas para elector e psy

ficou daora, que kiser uma cópia das musicas e só deixr um recado no meu email
gabrielfortiz@hotmail.com

TaKaMi disse...

OLA UPLOADER,EU FIZ TD QUINEM NO TUTO MAIS NA HRA DE JOGA COM A MUSICA FALA Q NAO FOI ENCONTRADO O ARQUIVO DE MUSICA(MP3).OQ EU FASSO?

UploadeЯ disse...

Olá Takami.

Você tem certeza de que fez tudo como recomendado?
Verificou se os nomes dos arquivos estão corretos e se os locais correspondem ao tutorial?
Veja se o arquivo não está corrompido.

Até mais,
UploadeЯ

axelvani disse...

lo ke pasa s q en la carpeta de gfcustom no me aparece la carpeta de jogo i entoncs ps no puedo convertir las canciones ia me me aparece musica(mp3)nao encontrada,spero q me contests

UploadeЯ disse...

Olá axelvani.

Haga la instalación del Guitar Flash Custom nuevamente.
Para hacer el Download mira a la barra lateral del Blog.

Atentamente,
Ricardo

Waine disse...

Cara esse post ta show de bola,eu fiz minhas musicas numa boa!!
no inicio me compliquei mas, mas agora é rapidinho!! xD

Michel disse...

o mew eu criei td certinho mas naum consegui mover, como q eu movo a pasta para o diretório padrão?

Natan disse...

Eu fiz tudo certo mas quando a música começa a tocar as notas nao aparecem o que fazer?

Alvim Soares disse...

Poxa man manda ai o link do chart da musica holiday green day pq eu n to achando alvinsoares1@hotmail.com vc manda o link eu baixo e o resto eu ja entendi

Eduardo Rodrigues disse...

Quando eu acbro o Guitar Flash Custom aparece o seguinte erro >> componemt 'Flash9f.ocx' or one of its dependencies not correctly registered: a file is missing or invalid << mas sempre que eu baixo o arquivo que se pede ( nesse caso foi o "Flash9f.ocx' ) aparece outro para baixar , como concerta esse erro ?

FelipeBrasilGame disse...

Quando eu estou no guitar flash custom o link fica www.guitarflash.com/custom, sem nenhum código nem nada, dessa forma n consigo mandar o link da minha musica posi se eu mandar vai aparecer na tela pra pessoa mandar as notas e tals, o que eu faço????